Embora se costume associar mais ao verão, sofrer de pernas cansadas também é muito habitual no inverno. A roupa costuma ser mais apertada e grossa, passamos mais horas em ambientes fechados sem apenas nos movermos, fazer exercício costuma dar mais preguiça, bebemos menos líquido… Tudo isso afeta a nossa circulação e é então quando começamos a perceber o peso, inchaço, cãibras musculares e inclusive dor nas pernas.

Dicas Para Acabar com Os Sintomas de Pernas Cansadas:

1. Adeus ao sal. Evite o sal, na medida do possível, pois causa retenção de líquidos e faz com que as pernas se inchem. Embora possa parecer uma medida radical, pense que a maioria dos produtos processados contêm sal como conservante. Portanto, pode ser que você esteja ingerindo uma quantidade muito alta de sal sem perceber.

Leia também: “Alimentos Para Evitar a Retenção de Líquidos“.

2. Mais verduras, por favor. Sua dieta deveria conter mais verduras, especialmente aquelas com efeito diurético, como aspargos, alho-poró, alcachofra e cebola. Quanto às frutas, o abacaxi é perfeito. Também procure beber cerca de 2 litros de água: aproveite o frio para fazer infusões e chás, será mais fácil alcançar essa quantidade.

3. Movimente-se. Permanecer sentado ou em pé durante muito tempo são aliados das pernas cansadas. Se o seu trabalho envolve ficar sentado por muitas horas, busque momentos (de preferência a cada hora), nos quais você possa levantar para esticar um pouco as pernas, como ir ao banheiro ou beber água. Se você está parado e de pé por muito tempo, busque momentos para caminhar e para realizar pequenos alongamentos, e use sapatos com um pouco de salto.

4. Roupas menos apertadas. Tente evitar roupas muito apertadas (calças, meias, leggings…). Quando o clima é muito frio, existem pessoas que usam meias sob as calças, algo que isola, mas também dificulta a circulação. Neste caso, utilize meias elásticas de compressão progressiva. Em casa use roupas mais soltas para favorecer a circulação.

5. Use um apoio para os pés. Se você passa muito tempo sentado use um apoio para os pés para manter as pernas elevadas. Em casa, deite e coloque-as para cima por alguns minutos. Com estes dois truques você favorece o fluxo de sangue das pernas.

 

 

Leia também: “Dicas Para Pernas Cansadas – Como Prevenir as Pernas Cansadas“.

6. Mime-se com uma massagem. Uma vez por dia dê uma massagem que estimule a circulação, enquanto acalma a sensação de peso nas pernas. Para isso, nada melhor do que os cremes de efeito frio criados especialmente para esta causa, com ativos que aliviam as pernas como mentol, arnica, aloe vera e harpagófito. Aplique-os massageando as pernas, em movimentos circulares ascendentes, do tornozelo ao quadril, para favorecer o retorno venoso.

7. Evite a água muito quente. No chuveiro resista à tentação de colocar água muito quente para compensar o frio do exterior, pois agravará o problema. Melhor lavar-se com água entre morna e quente e ir alternando com temperaturas um pouco mais baixas. Este jogo temperaturas estimula a circulação e alivia as pernas. Fazer isso durante um minuto ao terminar o banho, será suficiente.

8. Experimente algum diurético. Se, apesar de todas essas dicas você continua sentindo peso nas pernas, pode experimentar tomar um complemento alimentar diurético. A castanha da Índia, a centelha asiática, a videira vermelha e o rusco são ingredientes cujas propriedades venotônicas e drenantes tem sido comprovadas, assim busque aqueles complementos que os incluem na sua composição.

9. Especial cuidado durante a gravidez. As mulheres grávidas são um dos grupos mais propensos a sofrer de pernas cansadas. Todas as dicas anteriores podem ser aplicadas, mas no tema cosmético é preciso ter cuidado ao escolher produtos compatíveis com o seu estado. Melhor optar por aqueles que certifiquem conter apenas ingredientes naturais, ou opte por linhas de cosméticos específicos para mulheres grávidas.

10. Monitore o seu peso. Os sintomas de pernas cansadas são muito comuns em pessoas com sobrepeso ou obesidade. Se este for o seu caso, convém se colocar nas mãos de um especialista para perder peso de forma correta, pois apenas com estas dicas provavelmente não será suficiente. Além disso, não apenas melhorará a circulação, mas a saúde em geral. As pessoas com hipertensão e diabetes também são mais propensas, portanto, também é aconselhável que visitem um especialista.

Fonte: https://www.saudedicas.com.br/saude-geral/dicas-para-acabar-com-as-pernas-cansadas-0255611