O que você procura?

Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Notícias

Chapa Gestão e Participação – Resgatar e Profissionalizar a FUNCEF – Número 2

Chapa Gestão e Participação – Resgatar e Profissionalizar a FUNCEF – Número 2

17.03.2016

Colegas, em respeito ao bom andamento do processo eleitoral nós da CHAPA 2 enviamos um questionamento à FUNCEF de forma que a mesma esclareça se as chapas já podem iniciar sua campanha antes que o prazo para apresentação e julgamento de possíveis impugnações tenha findado.

Assim, iremos aguardar a resposta da FUNCEF para que possamos deflagrar a campanha da CHAPA 2.

Por outro lado, de forma a atender diversos pedidos dos colegas, tanto por e-mail, como pelas redes sociais, julgamos importante divulgar o currículo dos componentes da CHAPA 2 assim como algumas de nossas propostas.

Nossa CHAPA irá adotar como princípio ético o de não atacar nenhuma das nossas concorrentes, mesmo porque entendemos que todas as demais chapas contam com colegas que defendem objetivos comuns, tais como: proteção do patrimônio da Fundação e a saúde financeira dos planos por ela administrados.

Nossa principais propostas são:

1.    Defender o Patrimônio da FUNCEF:

- Responsabilização da patrocinadora sobre o contencioso trabalhista que ela deu causa (CTVA, Horas extras, ticket alimentação...)

– Defender a apuração e a responsabilização (REVISÃO E ALTERAÇÃO DO ESTATUTO) de gestores que, eventualmente, agiram de forma temerária no direcionamento e na aplicação dos ativos da FUNCEF

- Garantir o estrito e fiel cumprimento das normas e legislações e decisões tomadas em outras instancias colegiadas

2.    Fiscalizar e acompanhar a decisão de investimentos:

– Fiscalizar a execução das políticas de investimento, acompanhando as decisões realizadas pela Diretoria de Investimentos - DIRIN.

- Ampliar a discussão no Conselho Deliberativo sobre decisões de aplicação em papéis que agravem os riscos dos planos

- Inclusão de cláusulas contratuais que permitam, a FUNCEF, o desinvestimento caso as empresas investidas apresentem indícios de gestão temerária.

3.    Suplência ativa:

– Participação efetiva dos suplentes nas reuniões dos Conselhos evitando solução de continuidade no processo decisório.

4.    Transparência com Responsabilidade:

– Divulgar a informações aos participantes, tendo como princípio o compromisso com a verdade e uma atuação mais propositiva, cobrando as responsabilidades e focando as soluções.

- Lutar pelo fim do voto de qualidade na diretoria executiva.

5.    Profissionalização e Competência Técnica:

– Realizar treinamento e palestras direcionadas a integrantes dos comitês e conselhos visando a qualificação.

6.    Juízo de Conflito:

- Lutar pela criação do Juízo de Conflito em caso de empate nas deliberações de cunho substanciais que, comprometam o futuro da Fundação, substituindo o “Voto de Minerva”, que naturalmente, se torna tendencioso e injusto, por decisões mais acertadas e imparciais; por estudos, teses, pareceres ou relatórios prestados por consultorias independentes (Empresas, Analistas ou Peritos), capacitados para se dirimir o conflito, ou até mesmo de plebiscitos entre os participantes.

7.    Fórum Deliberativo aos Participantes:

- Criação de Fórum Deliberativo junto aos participantes, com o objetivo de coletar e promover (opiniões, ideias, conselhos, debates), permitindo maior integração e interação entre à Fundação, Conselhos, Participantes e Patrocinadora, divulgando antecipadamente, pauta das futuras reuniões resultando, assim, em maior transparência e preocupação compartilhada nas decisões futuras a serem tomadas e adotadas.