O que você procura?

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Notícias

FENAG reúne entidades e Gestores de todo o país no 62º ENAGECEF

FENAG reúne entidades e Gestores de todo o país no 62º ENAGECEF

26.03.2018

O 62º ENAGECEF – Encontro Nacional das Associações de Gestores da Caixa teve como tema “Para vencer desafios, é preciso unir forças" – e foi marcado pela presença de diversas entidades representativas dos empregados Caixa que em seus discursos reforçaram o papel de defesa da CAIXA, refletindo um momento de maturidade e propósito comum que vivem as entidades. A FENAE, ADVOCEF, AUDICAIXA, ANEAC, CONTEC, a representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, o Diretor da Área de Tecnologia representando a Caixa, o Presidente da APCEF/SP, o representante da CONTRAF e os Presidentes e Diretores das Associações dos Gestores da Caixa de todo o país estiveram presentes.

O evento ocorreu no Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, durante os dias 16 e 17 deste mês e contou com a presença e participação de gestores de todo o Brasil, representando as trinta e uma AGECEF – Associações de Gestores da Caixa. Foi um momento de intensos e proveitosos debates, palestras e discussões de propostas de interesse dos Gestores Caixa e possibilitou a montagem de pauta para apresentação à CAIXA na mesa permanente da CONTEC, bem como para encaminhamento ao CONECEF – Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal.

O evento foi aberto pelo anfitrião Ed Saba, Presidente da Agecef/SP que deu as boas vindas a todos, em seguida a Presidente do Condel Deosinedes Mognato abriu a sessão. Seguiram-se nas falas o Presidente da FENAE Jair Ferreira, a vice Presidente da CONTEC Rumiko Tanaka, a Representante dos empregados no CA Rita Serrano, o Presidente da ADVOCEF Álvaro Junior, o Presidente da ANEAC Fernando Turino, a Diretora da AUDICAIXA Tatiana Saito, o Diretor de Tecnologia da Caixa Naran Peçanha e o Presidente FENAG Mairton Neves. Nas falas dos representantes das entidades, temas como Saúde Caixa, Funcef, ameaça a direitos consolidados, defesa da Caixa 100 % pública, redução do número de empregados, condições de trabalho, parceria, risco interno, o novo papel do Conselho de Administração da Caixa, os problemas da tecnologia ultimamente, desenvolvimento de gestores, legado, resiliência e uma reflexão...para onde estamos indo (a Caixa)?

Naran Araujo, Diretor da Caixa, representou o Presidente da Caixa, Gilberto Occhi. Em sua fala, Naran explana sobre a situação atual do setor de tecnologia da Caixa, demonstrando grande capacidade de dialogar com os gestores e disposição para enfrentar os desafios de racionalizar a utilização dos diversos sistemas Caixa, que juntamente com as falhas de comunicação, representam o grande gargalo da empresa, frente ao novo paradigma da inteligência artificial que se avizinha. Sem a revisão de processos e o diálogo mais amigável entre os diversos sistemas Caixa, teremos grandes dificuldades no nosso caminho à frente.

Mais tarde, finalizando a manhã do primeiro dia de ENAGECEF, tivemos a palestra do professor Cláudio Queiroz, que falou sobre A Jornada do Herói, fazendo alusão à nossa jornada no dia a dia nas nossas Unidades na Caixa e nas nossas vidas, onde enfrentamos grandes desafios, tomamos decisões, entregamos resultados e deixamos legados importantes para outras pessoas e para a própria Caixa.

No período da tarde, foi abordado o tema Saúde Caixa, pelo Gerente Executivo da Fenag Paulo Roberto. Este assunto tem tirado o sono de muitos empregados e a Fenag montou um Grupo de Trabalho para estudá-lo e apresentar possíveis encaminhamentos pela Fenag. O GT Saúde Caixa é formado por Paulo Roberto, Ana Lucia, Mairton Neves, Marconi Apolo, Marilde Zarpellon, Nilson Moura, Pepô Barbosa e José Zani Carrascosa.

Ainda no primeiro dia à tarde, tivemos a apresentação da Chapa 2 - Juntos pela FUNCEF. Esta chapa está concorrendo às eleições para a Diretoria e Conselhos da FUNCEF e tem o apoio e membros da Fenag, na eleição que ocorrerá no período de 2 e 4 de abril de 2018. Neste momento, foi apresentado o outro Grupo de Trabalho da Fenag, o GT FUNCEF - Almir de Sousa, criado para estudar a Funcef e sugerir sugestões de encaminhamentos sobre o tema, e foi o responsável pelo fornecimento dos nomes da Fenag que integram hoje a Chapa 2, pelo conhecimento técnico que reuniram nos estudos. Este GT é formado por: Alberto Haefliger, Carlos Jairo Hahn, Claiton Schlindwein, José Feitosa, Heitor Menegale, Lúcio Flávio, Mairton Neves, Marilde Zarpellon, Nilson Moura e Rogério Vida.

Ao final do dia, um momento de grande integração e participação quando se formaram grupos por região do país e foram discutir as propostas e estratégias da campanha da Chapa 2 – Juntos pela Funcef e depois apresentadas ao grande grupo. As melhores, seriam adicionadas às propostas atuais da Chapa. Isso foi mais um fator de representatividade e pluralidade da Chapa 2 - Juntos dela FUNCEF!

Teve ainda a Live da Chapa 2 - Juntos pela FUNCEF: https://goo.gl/R6vhqo), que aconteceu em paralelo ao final do primeiro dia do ENAGECEF.

Durante o sábado, 17, os gestores discutiram as propostas aprovadas nos encontros Regionais que foram encaminhadas ao CONDEL- Conselho Deliberativo. As propostas depois de discutidas e aprovadas pelos Presidentes das AGECEFs serão encaminhadas às instâncias devidas em busca de soluções, seja na mesa permanente da CONTEC, seja no CONECEF, diretamente com os Dirigentes Caixa ou outras vias julgadas necessárias. O CONDEL é Presidido por Deosinedes Mognato, que conduziu o encontro durante o dia inteiro do sábado.