O que você procura?

Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Notícias

FENAG se reúne com presidente da CAIXA e entidades

FENAG se reúne com presidente da CAIXA e entidades

29.03.2019

Encontro na Matriz da Empresa foi o primeiro passo para a abertura de um canal de diálogo direto.

A FENAG representada pelo seu Presidente Mairton Neves, pelo diretor de Representação Institucional, Marconi Apolo, a presidente do CONDEL, Deosinedes Mognato, e o vice-presidente da Região Nordeste, Antonio Messias, participou de uma importante reunião com as demais entidades representativas dos empregados com o presidente da CAIXA, Pedro Guimarães, no último dia 26 (março), na Matriz da Empresa, em Brasília/DF.

As Lideranças de outras entidades associativas e sindicais de empregados e aposentados da CAIXA também participaram desta reunião. Primeiro, ele se reuniu com os representantes da CONTEC e da CONTRAF e, em seguida, com os dirigentes da FENAG, ADVOCEF, ANBERR, ANEAC, ANIPA, AUDICAIXA, FENACEF e FENAE.

Por cerca de uma hora, o presidente da CAIXA expôs as ações em implementação na sua gestão e ressaltou alguns aspectos conhecidos por ele somente agora, em suas visitas pela rede da Empresa nos mais diversos municípios brasileiros, que lhe propiciaram um olhar mais apurado do que tinha até então. Segundo Guimarães, “três meses de CAIXA o ensinaram o equivalente a 10 anos de vida”.

Os presidentes da FENAG Mairton Neves e da FENAE, Jair Ferreira, levantaram algumas questões a Guimarães, que foram alinhadas em reunião prévia das entidades na sede da ADVOCEF, na capital brasiliense, antes do encontro com o Presidente.

Mairton questionou acerca do IHCD - instrumento híbrido de capital dívida e o compromisso do Presidente de devolver R$ 40 bilhões ao tesouro em quatro anos. O presidente da CAIXA respondeu que por se tratar de um compromisso com o Ministro da Economia, inclusive com ação civil pública no Tribunal de Contas da União, o pagamento será realizado de modo que não prejudique a Empresa. Guimarães asseverou que a CAIXA apresenta uma das melhores estruturas de capital entre os Bancos Brasileiros, conforme o Acordo de Basiléia.

Temáticas tratadas:

- CAIXA 100% Pública: Guimarães assegurou que não há nenhuma especulação sobre privatizar a Empresa, mas há o compromisso de abertura de capital das quatro subsidiárias, da qual ele também garantiu que conduzirá com muito debate e transparência junto aos empregados, com previsão para o segundo semestre.

- Contratação de empregados: afirmou que apenas carece das devidas autorizações, considerando o limite de 87 mil empregados autorizados pelo DEEST e o próximo PDVE que deve ter adesão expressiva.

- Sobre o balanço assegurou que sairá na sexta-feira e o provisionamento será menor do que tem sido divulgado.

- Saúde CAIXA e Contencioso Funcef: falou brevemente, talvez em função do pouco tempo disponível, estava de saída para uma reunião ministerial e demonstrando ainda não possuir muita intimidade para falar com profundidade sobre esses temas que são tão caros para todos nós empregados e aposentados CAIXA.

- Sobre o “revalida” dos Gerentes Gerais, o VICLI informou que só deve acontecer no segundo semestre depois de “baixar a poeira”. Até lá já terá acontecido a conversa da Fenag com o Presidente, onde o tema será tratado com mais detalhe.

Tendo em vista que neste encontro praticamente não houve interação e pela relevância das pautas apresentadas por cada entidade, o presidente da CAIXA se comprometeu a estabelecer uma agenda específica e permanente para tratar em separado com cada entidade, posteriormente.

“Este encontro tem pontos muito positivos, voltamos a nos encontrar todas as entidades representativas dos empregados CAIXA e ainda e demos um grande passo na manutenção desse importante canal de diálogo direto. Também ficou evidente que mantivemos esta via aberta com o vice-presidente de Gestão de Pessoas, Roney Granemann, com quem reforçamos sobre o encaminhamento das propostas aprovadas no último ENAGECEF. Ainda, aproveitamos a ocasião e convidamos a Vice-presidência de Rede o VICLI Válter Gonçalves Nunes para o próximo ENAGECEF”, avaliou o presidente da FENAG.